12 de abr. de 2014

Paz interior !

05/04/2014

Paz
Interior em tempos de crise !

A tempestade que se abateu sobre os discípulos no mar da Galiléia foi terrível, mas não foi a mais difícil que eles teriam de encarar pela frente. A pior de todas foi a que lhes sobreveio alguns dias antes da prisão e crucificação de Jesus. E Jesus, sabia que eles não iriam suportá-la, mas que eles fugiriam dela. E foi então que Jesus lhes deu o seguinte aviso:
“Eis que vem a hora e já é chegada, em que sereis dispersos, cada uma para sua casa, e me deixareis sós; contudo, não estou só, porque o Pai está comigo. Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo , passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”. (Jo 16:32-33).
Eles iriam se dispersar, mas Jesus voltaria a reuni-los. Iriam passar por aflições, mas Jesus lhes daria paz. Ele venceria o mundo. Com muita mansidão e amor, Ele reforçava algo que já lhes havia dito anteriormente: “ Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”. Você já ouviu isso de Jesus ? Embora Ele soubesse que os discípulos passariam por um duro teste e que fracassariam, completou sua mensagem não desistindo deles dizendo: “Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. (Jo 14:27).
A Bíblia nos relata que a vida do apóstolo Paulo também foi marcada por problemas, dos quais ele relatava usando termos bem penosos, mas carregados de esperança. Em 2Co 4:8-9 ele diz assim: “em tudo somos atribulados , porém não angustiados, perplexos, porém não desanimados , perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos.”  A vida de  Paulo não foi nem um pouco tranquila, mas foi a que Deus escolheu para ele. E foi por Paulo aceitar, que ele aprendeu muito sobre a paz interior.O fato real foi que aprendeu mais em tais situações do que se tivesse vivido da maneira que ele mais gostaria. A paz que ele desfrutou não era a que se tem quando tudo vai bem, sob controle . Era a paz em meio aos temporais da vida. Com suas lutas aprendeu a ter paciência , perseverança, uma visão correta e, em meio a tudo, a paz que excede todo entendimento.
Para o apóstolo, a paz era uma questão de prioridade. Ao escrever aos irmãos em Cristo, ele sempre os saudava, assim: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”. Ensinou-os que deveriam se esforçar “de forma constante por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Paulo acrescentou ainda mais ao fato de que “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Afirmou que “Deus não é de confusão e sim de paz”. Também dizia aos crentes: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração”. E escrevendo aos Tessalonicenses, abençoou-lhes, dizendo: “ Ora, o Senhor da paz, ele mesmo , vos dê continuamente a paz em todas as circunstâncias”.


Que a paz de Cristo, seja com todos,
Ir. Henrique
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário