1 de jul. de 2013

"Agradar a Deus e não aos homens"

" Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.” Gl 1:10.


O texto acima chama a nossa atenção para um fato que estava acontecendo com os crentes na Galácia, eles estavam esfriando na fé. Eles chegaram a fé cristã convertidos de crenças pagãs, que os levaram a ter uma visão escravista do homem e da sociedade, o que não difere em nada dos dias atuais. Mas quando conheceram Jesus e começaram a segui-lo, aprenderam e sentiram a verdadeira libertação. Isto é real, quando Jesus entra na nossa vida experimentamos a verdadeira liberdade.Mas o apóstolo Paulo percebeu que alguma coisa andava errada com eles. A forma como se portavam e como reagiam a alguns segmentos religiosos, eles estavam dissimulando tentando agradar essas pessoas a ponto de querer representar uma coisa somente para não deixá-los desapontados. O dissimulado age assim, fica em cima do muro para se dar bem com todo mundo.Mas preste atenção o apóstolo Paulo no cap. 2 da mesma carta cita quando enfrentou Pedro face a face, por sua atitude condenável. Leia os vers. 11 e 12 , é ou não é uma atitude condenável ? Pedro comia com gentios antes de chegarem alguns da parte de Tiago e depois quando Paulo chega com outros afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão. Paulo frisa que somos salvos pela fé em Jesus e não por observar a lei. Hoje também como naquele tempo, tem muita gente procurando agradar a homens e não a Deus. Muitas vezes nas igrejas, muitas pessoas vivem assim, tentando agradar,  bajulando  a lideres , pastores, vivendo uma mentira. Por outro lado líderes que temem trazer ensinos que a igreja esteja precisando ouvir, com medo de sofrer perda nos dízimos e ofertas. Pregam somente os chamados “sermões água com açúcar”, e aí os membros dizem “ ele é bonzinho , e maravilhoso. (sendo que maravilhoso é só Deus). Conheci um homem assim, que após ser confrontado por mim com a Palavra de Deus disse assim: “eu não quero e não vou admoestar irmãos com pecado , porque eu não quero brigar com ninguém, eu vim para salvar a igreja”. Esse é um exemplo de um homem sem discernimento e influenciável. A quem estamos agradando? Aos homens ou a Deus? O discípulo fiel procura obedecer ao Senhor Jesus e a agradá-lo, seja a que preço for. Custe o que custar. Paulo foi contundente quando disse: “Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo”. O servo de Jesus não pode agradar a Deus e aos homens, e ainda assim continuar na condição de discípulo de d’Ele. Quando agimos assim, estamos simplesmente negando a nossa fé. Nosso viver diário tem que ser coerente com o que determina a Palavra de Deus. Paulo nos deixa o ensino de que devemos ser firmes em nossa posição comportamental, tanto no trabalho, na escola, no ministério, no nosso viver diário, seja qual for a posição que estejamos assumindo, se empregado, ou chefe, ou aluno, ou professor, pastor, filho, pai, mãe, etc.
Provavelmente já passamos pela experiência de sermos confrontados, e, qual foi nossa reação? Será que falamos a verdade ou nos acovardamos e preferimos mentir para não desagradar a pessoa que nos confrontou? Certa feita Pedro, juntamente com outros apóstolos, diante do sumo sacerdote e do conselho, disse-lhes: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5.29). É este posicionamento firme que Jesus espera que tenhamos, mesmo que corramos o risco de perder o emprego, ou, até a vida.
Reflexão: Uma coisa importante para pensarmos é que a volta de Jesus está cada vez mais próxima. Talvez muitos de nós tenhamos que comparecer ante um Tribunal para que neguemos a fé no Senhor Jesus. E se estamos acostumados a viver uma vida agradando a Deus e aos homens ao mesmo tempo, vai ser muito difícil mantermos um posicionamento firme ao lado do nosso Salvador Jesus Cristo. Indaguemos a nós mesmos: Sou um verdadeiro servo de Deus? Pensemos nisso! 


Na paz de Cristo !

Ir. Henrique

3 comentários:

  1. Gostei muito! Estamos vivendo tempo semelhantes agora em 2018.

    ResponderExcluir
  2. Tudo que estamos vivendo e bíblico.

    ResponderExcluir
  3. No sínodo da amazonia falam da ecologia, mãe terra e da cultura pagã indígena e esquecem da verdadeira salvação em cristo.

    ResponderExcluir