12 de jun. de 2013

O pecado de Nadabe a Abiú

O pecado de Nadabe e Abiú !  

Em Lv 10:3 a Bíblia nos mostra a forma pela qual Nadabe a Abiú foram penalizados como também a gravidade de seu pecado. Mas afinal qual foi o pecado que eles cometeram? A Palavra de Deus em Lv 10:1 diz que eles ofereceram fogo estranho perante a face do Senhor. Mas o que seria esse fogo estranho ? No mesmo cap. (9:24) diz que eles acenderam seu incensário não com fogo do altar, que tinha sido recentemente aceso pelo Senhor , e que daí por diante devia ser usado tanto para oferecer o sacrifício como para queimar o incenso, mas com fogo tirado de outro lugar, e por não ter tirado do altar, esse fogo é chamado fogo estranho. Nadabe e Abiú devem ter pensado que o fogo do altar era igual a qualquer outro, afinal de contas todo fogo queima, não importando de onde ele seja tirado. Mas eles se enganaram , porque não era da competência deles decidir qual fogo deveria ser usado. O que eles tinham que fazer era prestar culto exatamente da forma que o Senhor tinha dito. Além disso , Deus já tinha estabelecido a forma pela qual o incenso devia ser queimado (Ex 30:1-10). O incenso tinha que ser queimado todas as manhãs, quando as lâmpadas fossem preparadas ( apagadas e enchidas para serem usadas novamente ao anoitecer) e no final da tarde. Mas Nadabe e abiu não seguiram essa ordem de Deus e puseram fogo em seus incensários quando o povo estava prostrado diante da glória do Senhor (9:23-24). Contextualizando esta mensagem da palavra de Deus, podemos afirmar que não se pode permitir que o homem introduza suas idéias ou modifique o culto a Deus. Todos os esforços do homem só pode ter como resultado a apresentação de fogo estranho ao Senhor, ou seja um culto falso. As melhores tentativas não passam de invencionices humanas e abominação aos olhos de Deus.O modo aceitável de adorar o verdadeiro Deus é instituído por Ele mesmo, por isso que Ele não pode ser adorado segundo as imaginações e invenções dos homens, ou sugestões do inimigo de Deus, nem também sob qualquer representação visível ou outro modo qualquer que não seja prescritas nas Sagradas Escrituras.Talvez , eu não sei, mas você caro leitor possa indagar: Mas irmão a Bíblia diz em 2Co 3:17, “onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade”, mas eu digo que esta liberdade está vinculada com o Espírito do Senhor e Ele nos deu as Sagradas Escrituras os parâmetros que orientam a adoração cristã. Somos livres, no Espírito, para fazer a vontade de Deus, a liberdade para contrariar a vontade de Deus , nunca procede do Espírito.
E hoje em nossos dias percebemos com clareza que muitos cultos prestados são apenas fogo estranho , e as pessoas que o prestam só não são consumidos imediatamente pela ira de Deus como Nadabe e Abiú, porque Deus em sua misericórdia, os tem suportado. Nesta reflexão relato os princípios não meus, mas de Deus na Sua Palavra:
1-Primeiro princípio : O culto cristão tem que ser cristocêntrico, isso quer dizer que Cristo tem que ser o centro do culto cristão.Mas hoje o que se vê é o culto antropocêntrico , isso é, o culto tem o homem como centro das atenções, nestes cultos a mensagem precisa agradar o homem, os cânticos dão ênfase à satisfação humana, a doutrina anuncia a satisfação das necessidades materiais e por aí vai. Neste culto Jesus é apenas um nome usado para rechear uma doutrina corrompida baseada na imaginação humana, só isso.
2-Segundo princípio: A Adoração é uma resposta à Graça de Deus. O culto cristão é uma resposta à Graça que primeiro veio ao homem, salvou-o e capacitou-o a respondê-la, em 1 Jo 5:19 diz: nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.A iniciativa é de Deus (Jo 4:23).
3-Terceiro princípio: O adorador deve oferecer a Deus as suas primícias, ou seja nenhum adorador podia comparecer diante de Deus com as mãos vazias, leia em Êxodo e Levítico este princípio.
4-Quarto princípio: O culto cristão é realizado em todas as dimensões da vida do adorador, muitos confundem até hoje este princípio. O culto cristão que é o nosso culto racional (Rm 12:1-2) é confundido com a igreja ou com o culto público.Você já não ouviu isto: o crente diz que vai ao culto , quando na verdade ele vai à igreja prestar um culto público ou comunitário. Ninguém pode ir ao culto porque o culto não fica em determinado local, ele não fica restrito as paredes do templo. Lembre-se da mulher samaritana em (Jo 4:20-21-24). O ensino bíblico é que o culto cristão é uma vida de constante serviço e obediência a Deus. Por isso, para encerrar , a adoração cristã é regida por certos princípios, fora dos quais não é possível prestar a Deus um culto verdadeiro. Estes princípios foram transmitidos pelo próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, nas Sagradas Escrituras, e cabe a nós como adoradores salvos pela Graça somente obedecer estes princípios para não cairmos no mesmo erro de Nadabe e Abiú.             

Deus te abençoe e te guarde !


Ir. Henrique

30 comentários:

  1. Obrigada pela ótima informação!
    A PAZ!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa explicação.Maranata para todos.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa explicação.Maranata para todos.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom comentário sobre essa passagem. Ela nos lembra de como devemos servir e adorar a Deus: com temor é reverência .

    ResponderExcluir
  5. Muinto bom nós somos o templo de deus



    ResponderExcluir
  6. Muinto bom nós somos o templo de deus



    ResponderExcluir
  7. tremendo meu irmão, Deus te abençoe poderosamente !!

    ResponderExcluir
  8. Amem vc tambem! Obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  9. Amem vc tambem! Obrigado pelas palavras.

    ResponderExcluir
  10. Que estudo tremendo. Eu só quero ressaltar que o amado irmão colocou nesse estudo: "não vamos ao culto, e sim a igreja"; concordo enfaticamente, mas com base no meu conhecimento nós somos a igreja do Senhor e isso me leva a crê que na verdade ao irmos cultuar o Senhor estamos nos dirigindo ao templo. As quatro paredes é o templo e nós somos a igreja e/ou corpo de Cristo.


    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz irmão, queria compartilhar do meu conhecimento com o irmão, que disse que a igreja somos nós, pra mim está correto, como também afirmo que nosso corpo é o templo do epirito santo de Deus, por isso nosso corpo é templo e morada do espirito de Deus. A congregação afirmo que, em "Mat 21:13" está escrito. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. Ou seja o lugar onde prestamos culto a Deus, é correto afirme que se chama "Casa de Oração". A paz seja convosco

      Excluir
    2. A paz irmão, queria compartilhar do meu conhecimento com o irmão, que disse que a igreja somos nós, pra mim está correto, como também afirmo que nosso corpo é o templo do epirito santo de Deus, por isso nosso corpo é templo e morada do espirito de Deus. A congregação afirmo que, em "Mat 21:13" está escrito. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. Ou seja o lugar onde prestamos culto a Deus, é correto afirme que se chama "Casa de Oração". A paz seja convosco

      Excluir
  11. EXCELENTE BLOG, CONHEÇAM O SITE www.jornalumsocorpo.com.br trazendo a verdade a todos nos para juntos irmos junto com Cristo, pois é a vontade de Deus que todos cheguem ao conhecimento da verdade.obrigado

    ResponderExcluir
  12. A paz e a graça Deus abençoe seu trabalho.

    ResponderExcluir
  13. Excelente explicação. Que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir