24 de jun. de 2013

Por que tanta violência !!!

  Por que tanta violência !!!

A violência está em toda parte. Não podemos passar um dia sem ouvir uma notícia sobre atos violentos nos meio de comunicação. Assaltos e sequestros são cada vez mais comuns, deixando de ser um pesadelo apenas para quem é mais abastado, mas para todos nós.
Violência é definida como a ação ou efeito de violar, de empregar força física contra alguém ou algo, ou intimidação moral contra alguém; ato de violência. Lendo recentemente a OMS define violência como “a imposição de um grau significativo de dor e sofrimento evitáveis”. Portanto vemos que o conceito é muito amplo, mas nossas leis (Brasil) tipificam formas de violência como assassinato, sequestro, roubo, estupro e outros crimes contra a pessoa ou contra a propriedade. A violência não é um problema moderno ou restrito a um grupo, ou classe social, de gênero, raça ou cultura , portanto ninguém está isento da manifestação de atos violentos, desde as culturas mais antigas até as mais modernas em nossos dias. Basta um olhar breve pela história e verificamos que a violência, a crueldade e a impiedade sempre acompanharam o ser humano.
Um registro bem antigo de violência é o assassinato de Abel por seu irmão Caim registrado na Bíblia e que remonta a milhares de anos.Gn 4.
A nossa visão cristã acerca da violência não descarta também fatores que contribuem para isso e destaco nesta oportunidade, a pobreza, a desigualdade social, o baixo acesso à justiça do Estado, a influência do meio e da criação, a falta de acesso à educação, e até a herança genética, não deixando de destacar a corrupção, a impunidade e os governos corruptos que não tem projetos para o país e sim de poder, porque estes, também seduzidos pelo poder, tem se utilizado do uso da violência.
A Palavra de Deus nos diz em Pv.29:2 “Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme”. Mas a Palavra de Deus aponta como a principal causa e mais profunda da violência à corrupção do coração humano, que nas palavras de Jesus Cristo diz em Mar.7:21-22 “Pois é do interior, do coração dos homens, que procedem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, a cobiça, as maldades, a blasfêmia, a soberba, a insensatez..” Por isso, irmãos em Cristo Jesus, a violência deve ser combatida sempre, em todas as suas formas, pois representa um atentado à vida, dignidade e liberdade humanas. Algumas ideologias baseadas numa visão de mundo materialista terminaram logicamente no uso da violência como meio para alcançar determinados fins, como o fascismo, o nazismo e governos ditatoriais. Da mesma forma, conceitos errados sobre Deus e a religião têm sido usados para promover o fundamentalismo religioso e guerras “santas” através dos tempos. Como agentes da justiça, divinamente ordenados para este fim, os governos devem tomar medidas visando a diminuir a violência. Isto incluiria aprovar e fazer cumprir leis justas, melhor policiamento, melhores condições carcerárias, aprimoramento do sistema judiciário, combate às drogas e ao tráfico de armas, implantação de projetos sociais e, destacadamente, o acesso à educação, que resultaria em melhor desenvolvimento social e econômico dos cidadãos. E para terminar, diante do grande desafio que a violência representa para o Estado, os cristãos deveriam se lembrar da orientação bíblica para que intercedam em oração pelas autoridades governamentais,(conversão), pelo ideal de uma vida “tranquila e sossegada, em toda a piedade e honestidade” – isto é, sem violência (1Tm 2.2).


Ir.Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário