17 de jul. de 2013

"Não Toqueis no Ungido do Senhor"

“Não toqueis no Ungido do Senhor”

Há algumas passagens na Bíblia onde aparecem expressões iguais a esta do título desta postagem, mas vou me deter na passagem mais conhecida em que Davi, sendo pressionado pelos homens que o seguiam para aproveitar aquela oportunidade para matar Saul na caverna e ele respondeu assim: “ O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele (Saul), pois é o ungido do Senhor “ ISm24:6. Em outra passagem Davi também impediu com o mesmo argumento que Abisai matasse Saul que dormia tranquilamente ao relento. ISm26:9. Davi respeitava de tal forma Saul.
Na vida cristã tenho observado e aprendido que esta situação tem sido mal interpretada por muitos “crentes” como um princípio bíblico referente a líderes, pastores a ser observado em nossos dias nas igrejas.
Para esses crentes, uma vez que líderes, pastores, bispos e outros cargos inventados por aí, são ungidos do Senhor, não se pode levantar a mão contra eles, ou melhor, não se pode exortá-los, contraditá-los ou criticá-los e muito menos chamá-los atenção. A unção de que estes interpretam funciona como uma espécie de blindagem e proteção por Deus aos seus ungidos; fazendo um paralelo contextualizado seria o que os políticos corruptos usam de blindagem com a tal da imunidade parlamentar...., mas continuemos, ir contra eles seria ir contra o próprio Deus.
Mas será que é isto que a Bíblia ensina? Esta expressão Ungido do Senhor usada na Palavra de Deus em referência aos reis de Israel se deve ao fato de que esses eram escolhidos oficialmente e designados por Deus para ocupar o cargo, mediante a unção feita por um juiz ou profeta. E nesta ocasião era derramado óleo sobre a cabeça para separá-lo para o cargo. Foi o que Samuel fez com Saul ( ISm 10:1), e depois com Davi (ISm 16:13).
A razão de Davi não querer matar Saul era porque reconhecia que ele (Saul) mesmo de forma indigna ocupava um cargo apontado por Deus, e Davi não queria ser culpado de matar aquele que tinha recebido a ordem Real.
Mas vejam: Davi mesmo respeitando a vida do rei Saul não o impediu de confrontar Saul e acusá-lo de injustiça e perversidade em persegui-lo sem causa (ISm 24:15). Não o matou, mas invocou a Deus como juiz contra Saul, diante de todo o exército de Israel e pediu de forma clara a Deus que castigasse Saul, vingando a ele Davi (ISm 24:12).Davi também dizia a seus aliados que a hora de Saul estava por chegar, quando o próprio Deus haveria de matá-lo por seus pecados. (ISm 26:9-10). O irmão (a) está entendendo o raciocínio bíblico? Então continuemos....
O que eu não entendo é que muitos crentes se pegando nesta questão de “Ungido do Senhor”, dizem que não se pode questionar, confrontar, discordar e enfrentar com firmeza bíblica, pessoas que ocupam de autoridade nas igrejas, quando os mesmos se tornam repreensíveis na doutrina e na prática ou seja: “ faça o que eu digo não faça o que eu faço”. Não há duvida de que os lideres espirituais merecem todo o nosso respeito e confiança e que devemos acatar a autoridade deles, enquanto é claro, eles estiverem submissos à Palavra de Deus, pregando a verdade e andando de maneira digna, honesta e verdadeira. Mas quando se tornam repreensíveis devem sim ser corrigidos e admoestados. Aqui vai um exemplo verdadeiro. Abra sua bíblia em I Tm 5:19-20. Os que vivem no pecado pelo contexto é uma referência aos presbíteros mencionados no vers. anterior. Mas o que chama a nossa atenção é o seguinte: Nunca os apóstolos de Jesus Cristo apelaram para a “imunidade da Unção”, quando foram acusados, perseguidos e acusados pelos crentes . Veja o exemplo do apóstolo Paulo, o que ele passou às mãos dos crentes de Corinto, leia na Bíblia em ICor4:8-17, a forma de ironia, maldade, dissimulação, sarcasmo que os coríntios o tratavam. Perceberam ?! Por que é que não encontramos nesta queixa de Paulo a repreensão: “ Como vocês ousam se levantar contra o “Ungido do Senhor”.
Sabem porque? Porque homens de Deus, crentes em Jesus Cristo levantados por Ele para o trabalho no Reino de Deus não respondem as criticas e questionamentos , calando a boca das ovelhas com “ não me toque, que sou ungido do Senhor, mas age com trabalho, argumentos, verdade e santidade.
“ Não toque no ungido do Senhor” é apelação de quem não tem argumento e nem o exemplo para dar como resposta. Reflita ! Não inverta Atos 5:29.
Esperando ter sido esclarecedora a Palavra de Deus, somente a Ele damos toda Glória e Louvor.
Que Deus te abençoe e te guarde. No amor de Cristo Jesus,


Ir. Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário