15 de mar. de 2021

 

08/01/21

Não desperdice seu tempo neste isolamento...

Os filhos de Deus são chamados a glorificar a Deus em tudo o que fazem (1 Co 10:31), mas como que podemos colocar isso em prática em uma situação de pandemia? O que Deus requer do Seu povo em meio a uma crise que assola todo o mundo? O mesmo que Ele requer em tempos de calmaria: amar o Senhor de todo o coração, força e alma, e amar o próximo como a nós mesmos.

Assim, da mesma forma que não podemos desperdiçar nossa vida, não podemos desperdiçar nosso tempo de isolamento nesta pandemia. Sigamos alguns conselhos do próprio Deus para nós seus filhos.

Em primeiro lugar,  coloque sua leitura bíblica em dia, a Palavra de Deus nos diz assim: “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.” Salmos 1:2 . Mesmo em um momento em que não socializamos tanto quanto queríamos, nós podemos regar o maior e mais importante relacionamento que nós temos, o relacionamento com Jesus.

Faça um esforço diário e se programe para ler o máximo que puder das Escrituras ou estude profundamente algum livro da Bíblia. Aproveite para tirar suas dúvidas teológicas e buscar entender passagens bíblicas mais difíceis. Você não precisa estar com muitas pessoas para poder se relacionar, basta só uma.

Em segundo lugar,  Evangelize mais! A Palavra de Deus nos diz assim: “E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Romanos 10:15

Graças a Deus pela tecnologia! Hoje, somos impedidos de estar aglomerados, mas,  podemos compartilhar o evangelho de várias outras formas. Comece a fazer chamadas de vídeo intencionais, ligue para seus amigos envie e encaminhe através das redes sociais palavras e textos que edifiquem  e fale sobre a beleza e a glória do Evangelho.  Devemos ser criativos , Seja criativo!

Com este cenário que vivemos, muitas pessoas podem estar mais abertas para ter uma conversa sobre a eternidade , sobre o porque  desta tribulação , e também apaziguar os corações aflitos, desesperados, desanimados , enlutados e sem esperança.  O melhor é que você, cristão, tem as respostas que essas pessoas procuram. Compartilhe sobre a vida eterna! e que somente em Jesus encontraremos a paz que tanto o ser humano necessita.

Em terceiro lugar,  Fortaleça a fé de seus irmãos . A Palavra de Deus nos diz assim: “Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo”. Provérbios 27:17 Deus nos deu irmãos e irmãs na fé para nos encorajar e para encorajarmos. Precisamos de comunhão e conversas profundas sobre a nossa fé. Busque isso!

Ligue para sua família da fé, faça chamada de vídeo com outros crentes e fale sobre assuntos espirituais ou faça um estudo bíblico em conjunto. Vamos passar a eternidade com essas pessoas, precisamos gostar de estar com elas.

Em quarto lugar,  Pense nas coisas do alto. A Palavra de Deus nos diz assim: “Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” Colossenses 3:2 . Cuidado com o que você assiste e ouve! Incredulidade, ansiedade e desesperança podem assombrar o coração e a mente do cristão quando ele se alimenta de notícias, filmes, séries, músicas e livros que não edificam e mostram um mundo sem Deus, aliás a bíblia nos diz em Salmo 112:7-8 : Bem aventurado o homem que não se atemoriza de más notícias, o seu coração é firme, confiante no Senhor. “

Medite em Filipenses 4:6-8, que diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

O que devemos fazer quando a ansiedade nos tenta? Levar a Deus em oração. O que deve ocupar a nossa mente? O que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável. Você está pensando nessas coisas?

Em quinto lugar, Alimente-se da verdade . A Palavra de Deus nos diz assim: “Não porei coisa injusta diante dos meus olhos; aborreço o proceder dos que se desviam; nada disto se me pegará. Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal”. Salmos 101:3-4

Louvado seja Deus pelos livros e filmes que edificam a nossa fé! Encha a sua mente com aquilo que pode fortalecer a sua fé, não destruí-la. Leia livros de bons autores cristãos, assista filmes e vídeos cristãos, leia bons blogs, escute músicas que falem sobre a fidelidade e bondade de Cristo.

Deus nunca nos pede apenas para tirar o que é ruim, Ele nos diz para tirar o que é velho e se revestir do novo. Faça isso! Tire aquilo que danifica suas afeições por Cristo e coloque aquilo que engrandece e glorifica o Senhor Jesus.

Aproveite-se de tudo o que se encaixa na lista de Filipenses 4:8 e glorifique a Deus com o seu entretenimento!

Em sexto lugar,  Segure as promessas de Deus . A Palavra de Deus nos diz assim: “Porque o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.” Salmos 84:11 Tudo o que o Senhor Deus promete, Ele fará! Lembre o seu coração das promessas do Pai e nunca se esqueça que Ele nos sustenta e guarda! Faça uma lista com as promessas de Deus para fortalecer sua fé e busque memorizá-las!

Confiança nas promessas de Deus nos encoraja a batalhar contra o pecado. Tenha e segure essas promessas. Que possamos amá-las e tê-las como tesouros, porque elas são preciosas.

Em sétimo lugar , Ore! Oração é vital para a vida cristã. Todo verdadeiro cristão ora!  “Você não pode conhecer a Deus em Cristo se não falar com Ele em oração. Se você quer estar com Ele no céu, você deve ser um de Seus amigos na terra. Se você quer ser um de Seus amigos na terra, você deve orar”.

Por meio da oração, o Senhor fortalece a nossa fé e nos faz ver quão real é a fidelidade e bondade Dele! Ele é o autor e consumador de nossa fé. Não tenha pressa na oração. Como um crente, você é convocado para ter intimidade com o trono da graça, desfrute e derrame seu coração. Leve a Cristo seus medos e ansiedades, porque Ele cuida de você!

Aproveite para orar pelos seus irmãos, sua família, pela conversão daqueles que não conhecem o Senhor, pela sua igreja local e por tudo aquilo que o Senhor colocar em seu coração.

Nessa pandemia, faça o que Deus te chama para fazer sempre. Ame, sirva e obedeça.

Seja a Paz de Cristo, contigo...

Paz e Graça,

Ir. Henrique

 

Um comentário:

  1. muito boa leitura irmão , sempre é bom ter essas orientações !! Deus abençoe sua vida !! realmente preciso ligar para alguns irmãos !! Forte abraço

    ResponderExcluir