8 de out. de 2014

08/10/2014

Tempo de
                 Tempo de Esperança
Crise

Responda com sinceridade , você tem esperança de que as coisas vão melhorar ?
O mundo vive dias de perplexidade e confusão , vivemos o caos em todas as áreas , seja na esfera econômica, seja na esfera familiar, espiritual , etc... indo além dos sobressaltos de algumas áreas citadas por mim, há o problema da violência, o terrorismo internacional, os conflitos, a degradação ambiental, a miséria, a fome, a corrupção, dentre outros problemas, que assusta o país e o mundo. Se fosse relatar os problemas que assolam nosso país talvez me perdesse no meio de tanta mentira, tanta dissimulação , tanta hipocrisia, enfim,... Este  cenário tem feito com que seja abalada a esperança de muita gente. Na busca por uma esperança para se apegar, há muita gente apelando para as religiosidades, as mais diversas. A perplexidade, a angustia, e o desespero vão tomando conta de milhões de pessoas ao redor do mundo. Outros, já em desespero, tem caído na escravidão das drogas e tantas outras portas erradas.
Fazendo uso da linguagem do apóstolo Paulo, podemos dizer que os “os dias são maus” (Ef. 5:16).
Uma coisa porém devemos compreender, não podemos assumir uma postura de conformação, seja qual for a natureza ou dimensão  da crise. A maior de todas as crises é sem duvida a perda da esperança. Porém, quando há esperança, não há crise que resista. Sabe porque ? Porque Jesus é a minha, a nossa Esperança !
Diz a Palavra de Deus “ Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor”( Jr. 31:17).
A presente reflexão que me vem ao coração, é mostrar que o tempo e crise que estamos atravessando pode e deve ser, também, um tempo de esperança. A palavra esperança vem da língua latina. O sentido que esta palavra comunica é “olhar longe”, e ver “uma luz no fim do túnel”. Ter esperança é crer que, no momento apropriado que Deus sabe qual é, o mal será vencido e transformado em bem. A esperança dá coragem para continuar a lutar e enfrentar os problemas da vida. Dentre tantos personagens que a Bíblia nos apresenta , quero citar o profeta Miquéias, que descreveu uma situação critica na vida do povo de Deus, mas em meio a tanta confusão da época, ele profere um brado de fé que diz assim:
“ Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá” (Mq 7:7)
Com Miquéias, podemos aprender :
- O Deus eterno é a única fonte segura e confiável de esperança;
- É preciso ter uma atitude corajosa de “olhar” para o Senhor;
- É necessário confiar que, ainda que aos nossos olhos pareça demorado, Deus ouvirá.
A situação relatada pelo profeta é muito semelhante a que estamos vivendo, o que torna seu ensinamento ainda mais atual e relevante, por isso finalizando escrevo:  “Contra toda desesperança que se percebe ao redor, vamos olhar para o Senhor !”.

Ao nosso Deus toda a glória !
Ir. Henrique



Nenhum comentário:

Postar um comentário