4 de nov. de 2013

A oração autêntica....

                                                                                                        22 de Outubro de 2013

A oração autêntica e sua prática !

Mateus 6:6     
A vida cristã tem nos reservado muitas experiências e dentre muitas escrevo aqui nesta reflexão , usando um diálogo em que dois crentes estão conversando sobre assuntos espirituais . Um deles é crente há muitos anos , ( é da 4ª geração ) já ouvi muito isto, já o outro está ensaiando os primeiros passos na fé. Aí certa hora do diálogo o crente “ velho “ diz para o mais novo : Deixe-me ver os seus joelhos, irmão (a) ! Bem, não estou gostando nada do que estou vendo ! O que é ? Me fala, por favor ! é alguma doença ? retruca o crente novo. Aí o crente antigo disse: Não é nada disso, é que estou notando que você não é homem/mulher de oração. Veja os meus por exemplo ! Está vendo ? Pra chegar ao meu nível espiritual, você vai ter que se ajoelhar muito. Só pra você entender, hoje eu sou procurado (a) para fazer orações pelos outros, me telefonam até, dizem que tenho oração forte; nos cultos de oração as irmãs da igreja só querem sentar comigo, nesta área na igreja eu sou ícone, e por aí vai.....Desculpe a expressão mas é ridículo, não acham ! Mas era mais ou menos assim o diálogo entre os fariseus. Será que Jesus aprovaria atitudes assim ? Nos vers. 5 do texto Jesus condena a prática predileta dos hipócritas que é orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. O problema não é orar em pé ou na rua. Jesus aponta para a motivação: “Para serem vistos”. Quer mesmo orar ? Então Jesus dá a resposta no vers.6. É claro que o quarto aí pode ser qualquer lugar, contanto que seja um espaço de solidão. A ideia de fechar a porta  visa impedir ruído externo que não desvie nossa atenção do Pai. Os servos de Deus no passado como Daniel tinha essa hora de recolhimento (Dn 6:10), Jesus a noite inteira (Lc 6:12).Quanto tempo você fica no seu quarto fechado? Continuando pergunto : Será que Jesus não aprova uma reunião pública de oração ? É claro que aprova, era seu desejo que os discípulos estivessem em oração com ele no Getsêmani. E depois que ele subiu para o céu, a igreja ficou em oração veja ( At. 1:14; 4:24). Uma coisa não exclui a outra.Para muita gente, vida cristã é êxtase, tremedeira, vozerio sem sentido. Jesus nos diz que o Espírito Santo atua na esfera da razão: “ele vos ensinará todas as coisas “ (Jo 14:26). Veja que há uma simples razão por que a oração deve ser racional: ela é conversa, diálogo, comunicação. Mas sem a razão , nada disso existe.
O que se deve evitar é a oração – discurso, a oração feita para impressionar, ( e como impressionam !) Nós devemos entender que Deus não se ilude com garganta agitada, Ele se deixa tocar pelo que vê no coração conforme Lc 18:9-14. E para finalizar devemos entender que a oração dever ser uma experiência racional, como aliás todo o culto cristão, deve ser racional diante de Deus. Uma experiência espiritual diante de Deus; Uma experiência de dependência de Deus; Uma experiência de perdão diante de Deus. Medite nisso .

                  Deus o abençoe !

Ir. Henrique




Nenhum comentário:

Postar um comentário