22 de out. de 2013

20 de Outubro de 2013

O cristão que faz a diferença !

Texto: Mt 5:16    

Alguém se converteu e procurou o pastor da igreja para pedir que a igreja orasse por ele, pedindo a Deus um outro emprego , justificando que a repartição que ele trabalhava não tinha nenhum crente, e que muitos fumavam o tempo todo, falavam palavrão, piadas sujas, etc, e por aí vai...é horrível pastor, gostaria de trabalhar só no meio de crentes.
- O líder respondeu assim – não irmão. É num ambiente assim que Deus quer que você viva, se Ele colocou você ali, é para que o irmão seja sal e luz.
Nesta breve e simples introdução surge a pergunta : Quem ainda não ouviu um diálogo bem parecido ? É muito comum os crentes desejarem viver num ambiente sadio, limpo, saudável e como não dizer respeitável.Mas perguntamos será que o crente deve evitar o contato com os não-crentes ? Nesta breve reflexão Jesus nos oferece através sua Palavra em Mt 5:13-16 duas metáforas que nos ajudam a compreender bem a questão. Segundo Jesus somos sal e luz para a nossa geração. Na antiguidade, o sal era tão importante que os homens faziam guerras por causa dele. Os romanos até diziam que ele era a mais pura de todas as coisas, pois procedia do sol e do mar. O sal ajuda a conservar a vida – Num tempo em que não havia geladeira nem freezer, o sal ajudava a conservar os alimentos, evitando a deterioração deles. Por isso os sacerdotes eram instruídos a adicionar sal nos alimentos que seriam usados no sacrifício. ( Ex.30:35). Para resumir , sem a presença dos discípulos neste mundo, certamente que o domínio da podridão seria absoluto. Por isso temos conosco o Evangelho, que traz vida e vida eterna. Sal e corrupção não combinam,  crente e decomposição também não. A presença de Cristo em nós nos torna tempero para a sociedade. O sal também provoca a sede, Jesus disse a samaritana lembram....aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede (Jo 4:14).É bom lembrar também que Jesus jamais mandou a sua igreja jogar sal nas pessoas ou nas ruas, como alguns “evangélicos “ erroneamente vêm fazendo. Ele diz de forma figurada, que nós somos o sal. Não há poder espiritual algum em objetos, ainda que tenham sido trazidos...de Israel. Jesus também diz que somos luz, e a luz não se mistura com as trevas, o primeiro elemento a ser criado por Deus (Gn 1:3-5) a luz veio a existir para se opor às trevas. A luz entra e a escuridão bate em retirada, certo. Aonde o crente verdadeiro vai , aí brilha Jesus. A luz também expõe a sujeira, revela o que há de errado. (Jo 3:19-21). A palavra também diz que a luz não poder ficar escondida. ( v.14-16). Ela também brilha sem estardalhaço, não há ranger de engrenagens.
Concluo dizendo Jesus é o único, do qual a luz emana, para o qual toda a luz retorna, ou seja nós refletimos essa luz por onde passamos. Que esta reflexão simples , porque a Palavra de Deus é simples, mas poderosa, possa levar a cada um de nós o ensinamento , como nesta ilustração : Aquele crente que diz ao Senhor: Ó Jesus gostaria muito de andar por onde tu andaste. A resposta de Jesus foi e é: Meu filho, não quero que andes por onde andei, mas , sim, por onde não andei ainda.
Prezado leitor (a) que Deus seja engrandecido na sua vida. Jesus, derrama no coração do leitor desta reflexão chuvas de bênçãos, espirituais,  não somente gotas...

Ir. Henrique





Nenhum comentário:

Postar um comentário