28 de set. de 2013

O clamor de Habacuque

O clamor do Profeta Habacuque :
“ Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida”


O profeta Habacuque foi contemporâneo do profeta Jeremias e viveu numa época de crescente deterioração moral e espiritual em Judá ( o reino do sul ), contextualizando o início desta breve reflexão não diferenciando o tempo que hoje vivemos. Ele sabia , assim como os crentes prudentes sabem hoje, que o juízo de Deus se aproximava e viria por meio da invasão babilônica, ocorrida em 586 antes de Cristo.O profeta não se conformava com a iniquidade do seu povo nem com o avanço de Nabucodonosor.
E exatamente neste contexto que aparece o famoso clamor de Habacuque: “ Senhor, ouvi falar da tua fama; tremo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia” ( Hc 3:2 ).
Por certo, o profeta lembrava-se dos atos de Deus grandiosos na história da nação, , eu não sei, mas quem sabe, do período do êxodo do povo de Israel do Egito, o profeta roga ao Senhor que faça novamente as mesmas obras realizadas no tempo passado. É por essa razão que os crentes costumam usar a oração de Habacuque para clamar a Deus por um avivamento na igreja, começando naturalmente na nossa própria vida. Usei no início desta reflexão o versículo da Edição Revista e Atualizada mas há outras versões que talvez possam ajudar você e eu a compreender melhor este clamor do profeta Habacuque. Por exemplo “na Bíblia Hebraica diz assim”: “ Ó Eterno mantém sempre viva tua obra (Israel) ao longo dos anos ( de exílio )”. ““ No correr do tempo torna-a reconhecida . “Na Edição Pastoral diz assim:” Ao correr dos anos faze-as (as tuas obras) reviver; manifesta-as no curso dos anos”. Existem outras traduções que usam o mesmo verbo reviver.
Uma coisa é perfeitamente entendida, o clamor de Habacuque é definido e preciso quanto ao que necessita e pede, e também quanto à ocasião para a qual pede: “Que o Senhor realize sua ação e a faça perceber no meio da história, portanto sem adiá-la para um futuro que não sabemos, indeterminado”.
Este clamor ou súplica como queiram, feita de forma pessoal ou comunitária , pode sim provocar mudanças saudáveis e reviravoltas no povo de Deus, mas com um porém, desde que saia mais do coração, porque Deus conhece seus intentos, do que dos nossos lábios.
Meu irmão (a) , que a vontade de Deus possa prevalecer sobre a nossa vida.


Deus seja conosco !

Ir. Henrique


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário