16 de mai. de 2014

O desafio do compromisso , hoje !

16/05/2014

O desafio do compromisso, hoje !


Agora, pois não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face ( Gn 45:5).
Prezado leitor, temos presenciado de forma crescente uma exigência de qualidade no mercado de trabalho por parte das empresas, mas tem crescido de forma acentuada também a falta de compromisso das instituições com o meio ambiente, o trabalhador e a própria  comunidade onde elas estão inseridas. A fidelidade tem se tornado uma coisa rara nos últimos tempos. Os relacionamentos são superficiais.
O compromisso deste século é baseado no custo/benefício: “Sou fiel enquanto estou ganhando alguma coisa”. Esta idéia do mercado também tem influenciado a família e a igreja. Quando surge uma dificuldade, já mudamos de religião, igreja, trabalho, time, partido, cônjuge, etc. Prejuízo ninguém quer, jamais. E quando acontece algo de ruim, logo queremos colocar culpa em alguém.
          Na vida de José fica evidente seu compromisso com Deus e a sua fidelidade a Ele. Mesmo nos momentos de sofrimento e dor e injustiça. Seu compromisso não era com a situação, mas com o Senhor da história. José foi leal a Deus com uma postura ética e moral e também com a prática do perdão e da compaixão. O Senhor honra o fiel. Cada lugar que, no início, trazia sofrimento e dificuldades tornou-se para José lugar de crescimento e oportunidade de ser fiel aos princípios divinos. Todavia a espiritualidade de José não o impediu de ser relevante onde estava. Quer na casa de Potifar, quer na prisão, ou no Palácio de Faraó. José transformou sua vida em benefícios de outros. Sua forma de administrar foi tão excelente, que , enquanto outros povos estavam passando fome, no Egito havia depósitos cheios de comida.
            Por isso, o homem fiel a Deus, não pode pensar em si mesmo, mas no bem estar das pessoas que o cercam ,  obviamente incluindo a igreja de Deus . Mesmo tendo sido traído pelos irmãos , José quando teve uma oportunidade de perdoá-los e abençoá-los, não perdeu tempo (Gn 45:14-15).
          Em que circunstâncias temos sido fiéis a Deus ? Quem temos abençoado com nossa fidelidade a Deus ? Ser fiel a Deus e estender isso ao outro é um grande desafio.

            Que Deus o abençoe nesta reflexão !

            Ir. Henrique


Nenhum comentário:

Postar um comentário