24 de mai. de 2014

22/05/2014

As opções que todos tem !


            Por certo você já ouviu esta frase: “Quem não vem pelo amor vem pela dor ?”. Ela é normalmente usada para mostrar que as pessoas são atraídas a Cristo pelo imã do amor, ou pelo chicote da ameaça: Se não vierem pelo amor, virão pela dor, pelo sofrimento, pela tragédia, etc. Ou virão sorrindo...ou virão chorando.
Acontece que não é bem assim: A decisão de seguir a Jesus é tomada de modo livre; de coração, mas sem barganha.
Deus não usa de violência para atrair o ser humano.
            Tem-se dito também que a porta do coração humano só tem maçaneta do lado de dentro; portanto só o homem tem a chave ( que é o livre-arbítrio ). Jesus disse: “ Se alguém quer vir após mim...” (Lc 9:23). Ou seja: Vem quem quer.
Dizer que alguém virá pelo amor ou pela dor é dizer é o mesmo que dizer que essa pessoa não teria opção, não seria livre para escolher. A dor pode trazer alguém a Cristo , e tem trazido muitos !; mas não obrigatoriamente. Alguns virão pelo amor, outros pela dor. Alguns outros não virão nem pelo amor nem pela dor; não virão de jeito nenhum. São também livres para isso, entendeu !
            Jesus fala de duas portas, dois caminhos, dois destinos. O homem usará o seu livre-arbítrio para se decidir por um lado ou outro.
            Jesus deixa implícito no texto bíblico (Mt 7:13-23) que o homem é livre para entrar pela porta estreita ou pela larga. Mas o que o homem não pode esquecer é que as duas não o levarão ao mesmo destino. A porta larga cobra um preço muito alto, conduz à perdição. Se alguém duvida, basta relembrar o que aconteceu com homens e mulheres em todos os tempos que tomaram o trilho da perdição nas drogas, bebidas, orgias, aids, etc...etc.... Citamos alguns desvios, mas o caminho largo está cheio de outras ofertas. A Bíblia diz e repete : " Há um caminho que ao home parece direito, mas o fim dele conduz à morte" (Pv. 14:12)
            Diante de tantas escolhas que o mundo tem nos oferecido hoje, caminhos maus e tortuosos, quero expor nessa reflexão algo muito importante para o cristão, a escolha certa que nós devemos fazer em nossas vidas. É muito fácil diante de tantas facilidades obscuras de hoje nos afastarem de Deus e nosso Senhor Jesus Cristo jamais se agradará de escolhas que possam nos levar a afastar-se dele, principalmente quando está em jogo nossa salvação. O texto é muito conhecido e claro da bíblia (Mt 7:14) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Podemos nos auto avaliar sobre as escolhas que fazemos e Paulo faz ensinamento disso, examinando o homem a si mesmo. O texto áureo para toda a nossa vida está em Gálatas (Gl 6.7) - Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Temos dois caminhos e uma escolha a fazer dentro da proposta de salvação de Deus. O que semeamos podemos escolher, mas a colheita é obrigatória. No livro de Mateus Jesus explanou como é a entrada do reino de Deus. Uma porta estreita com um caminho apertado. Mesmo estreita, a porta da vida está aberta a todos. E porque é estreita? Para não permitir que entremos com os nossos pecados, carregando os nossos preconceitos, as nossas vaidades e maldades. Qual sua escolha? Podemos fazer uma auto avaliação de nossa vida, a saber, por qual caminho estamos indo.

Reflita e que Deus o abençoe !


Ir. Henrique

Nenhum comentário:

Postar um comentário