10 de mai. de 2013



O tempo de Deus
“Não apresse o rio”
Ec 3:1

Em alguns momentos da vida, temos a impressão de que Deus está distante como se estivesse indiferente às nossas necessidades, sem pressa em nos atender. É por isso que tenho visto e ouvido e entendido que a partir desta visão sobre a nossa pressa e a aparente demora de Deus, Ele tem muito a nos ensinar, para que não gere em nosso ser a sensação de abandono , de agonia e o sentimento de que Deus não está no controle de todas as coisas.
Desejo nesta oportunidade tentar fazer algumas reflexões para nossa edificação. A primeira é que Deus não tem pressa. Deus é o Senhor do tempo, da vida e de toda a história e o seu agir é sempre na hora precisa e exata, a pressa é própria do homem., nossa intolerância , nossa impaciência não combinam com a paciência de Deus, e é sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O curso da vida é como o leito de um rio, que corre sozinho, sem pressa, que nem eu e você precisemos apressá-lo. Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como um tempo pedagógico, um instrumento de Deus para melhorar o nosso caráter, muitas vezes é na expectativa da espera que encontramos tempo para reflexão do nosso interior, mudarmos nossas percepções, refletirmos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Não esqueça que a resposta de Deus tem 3 vertentes: sim, não e espere! Jr 29:11 diz assim: Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.
Uma terceira reflexão nesta oportunidade é que deparamos que entre o espaço do tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia após o outro. O tempo de Deus sempre nos traz à luz aquilo que não podemos ou conseguimos enxergar de imediato, porque a pressa encobre a nossa visão. Mas em compensação a paciência produz a experiência, e a experiência nos produz à esperança. Então por que apressar o rio se ele corre sozinho e naturalmente? Vivemos a cultura do imediatismo, das respostas prontas, da comida rápida, do stress, do pânico, do medo que a sociedade moderna nos impõe, e acaba tirando de muitos a paciência, uma das virtudes importantes para quem quer viver uma vida melhor e colher os frutos de um futuro saudável.
Deixemos então, que cada dia dê conta de si mesmo, e que despeje suas águas turvas, cheias de nossas mazelas e tensões do cotidiano, sempre ao pôr do sol. Tenha sempre em mente que Deus está no controle de tudo incluindo o tempo. Então , porque apressar o rio? Siga o conselho do Senhor Jesus, o Mestre da vida:

“Não andeis ansiosos pelo amanhã, basta cada dia o seu próprio Mal”. Mt 6:34.

                              Deus não tem pressa ! Nós é que não sabemos viver.


Deus vos abençoe !

Ir. Henrique




Nenhum comentário:

Postar um comentário