9 de abr. de 2024

 

09/04/2024

Tomé , de incrédulo à crente !



Certamente as palavras mais relevantes das Escrituras sagradas estão na introdução do evangelho segundo João : “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” ( Jo 1:1).

Ao escrever estas palavras , João mostra que havia entendido e crescido muito no conhecimento de Jesus. Para ele Jesus era o próprio Deus em figura humana, e não um super-dotado,  um operador de milagres, um visionário fora de série, um pregador exótico e tantos outros adjetivos. Talvez o apóstolo João tenha compreendido a essência divina de Jesus de forma avançada no decorrer dos três anos de discipulado com o próprio Senhor Jesus, vendo os seus feitos aqui e ali (Jo 1:1). No início de sua primeira epístola o apóstolo declara: “O que era desde o princípio , o que ouvimos, o que vimos com os nossos próprios olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam isto proclamamos a respeito da Palavra da vida” (1 Jo 1:1).

O mesmo não aconteceu com Tomé, outro membro do colégio apostólico . No domingo da ressurreição do Senhor, Tomé não se deixou levar pelo testemunho das mulheres da Galiléia nem pelo testemunho dos discípulos aos quais Jesus apareceu ao cair da tarde daquele dia. Nem a notícia da pedra removida e nem a notícia do túmulo vazio fizeram com que mudasse a sua incredulidade. Ora, Tomé estava dentro de uma crise horrível e num estágio bem atrasado quanto a visão de quem era Jesus.

A Palavra de Deus diz em (1 Co 15:14) “Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a vossa fè”. Tomé não teve a menor vergonha de chocar toda as testemunhas  da ressurreição com sua conhecida profissão de fé negativa: “se eu não vir  nas suas mãos o sinal dos cravos e ali não puser o dedo e não meter a mão no seu lado, de modo algum acreditarei” (Jo 20:25).

Oito dias depois , porém , Jesus tornou a aparecer aos seus discípulos, Tomé estava presente . Então Jesus lhe disse: “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos: chega também a mão e põe-na no meu lado; e não mais não sejas incrédulo, mas crente”.(Jo 20:27)

Tomé não encostou a sua mão em Jesus, apenas balbuciou de forma hesitante dirigindo-se a Ele : “Senhor meu e Deus meu” (Jo 20:28).

Naquele exato momento Tomé se igualou com João e acreditou de forma convicta que “o verbo era Deus “.

Esse é o famoso pulo de Tomé, de uma hora para outra ele deixou de ser incrédulo para ser crente. O mesmo pode e deve acontecer conosco.

Que Deus te abençoe e te guarde. No amor de Cristo Jesus,  

Visite www: otempododeuseterno.blogspot.com.br  

Ir. Henrique

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário