1 de jun. de 2020


Mensagem - Como viver na Dependência de Deus ? - YouTube
01/06/2020


Quem somos nós ? A nossa total dependência em Cristo Jesus !


Para tentar iniciar nossa reflexão,  responda à pergunta “Quem somos nós ?”. Começaremos com uma verdade básica a nosso respeito, somos seres criados . “ A palavra de Deus diz assim em Gn 1:27 : E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou “. Embora o fato de termos sido criados à imagem de Deus e sido colocados em um plano diferente totalmente de quaisquer animais, ainda somos criaturas. E isso nos tornou dependentes de Deus e responsáveis por todos nossos atos diante Dele.Uma das verdades mais básicas sobre todas as criaturas é que somos dependentes de Deus.
Em muitos aspectos podemos equiparar nossa dependência com o reino animal, mas com uma diferença , Deus ordenou que nós seres humanos , teríamos que trabalhar para produzir a maior parte do nosso alimento, (Gn 2:15), mas Ele também diz em Dt 8:17,18 que é Deus quem dá força para adquirires todas as coisas sejam alimentos , riquezas   e tudo mais, isto é dependência.
Digo que temos uma necessidade ainda mais básica que a alimentação , dependemos de Deus para nossa própria vida, até mesmo para respirar ( Atos 17:25), e cada dia de vida é também uma dádiva Dele..Sl 31:15 Davi diz : “Meus dias estão nas tuas mãos”., isto é total dependência.
Também somos dependentes de Deus para a execução dos nossos planos. Todos fazemos planos. Na verdade, a vida seria bem caótica sem eles, e nós até achamos que vamos concretizá-los, mas Tiago diz que não é bem assim:
Leia Tg 4:13-15, ...no entanto, não sabeis o que acontecerá no dia de amanhã... você e eu poderia imaginar sobre a pandemia que assola o mundo hoje ? Jamais....por isso Tiago continua...Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo....total dependência de Deus..Tiago não nos condena de fazermos planos , o que ele censura são planos sem dependência da vontade soberana de Deus...
Como criaturas dependentes, somos também fisicamente frágeis, sujeitos a acidentes e doenças e uma série de lutas, problemas, Pv 27:1 diz que não sabemos o que o dia nos trará, precisamos reconhecer quão frágeis somos, e dessa forma ter consciência da nossa total dependência em relação a Deus.
Também como criaturas dependentes, também somos espiritualmente dependentes e vulneráveis. Temos três inimigos: o mundo, o diabo, e a carne, nossa natureza pecaminosa.
Do mundo poderíamos citar que a totalidade da humanidade se opõe a Deus, sempre procurando nos conformar a seus próprios padrões e valores..., o diabo vem a nós sempre disfarçado de anjo de luz (2 Co 11:14), e por ultimo, e pior de tudo, temos nossa natureza pecaminosa, que esta em luta diária contra o Espírito que habita em nós. Enfim, como  devemos aplicar a verdade de que todos nós somos dependentes de Deus ? Humildade seria a primeira percepção e ela deve ou deveria produzir em nós  , reconhecendo que somos absolutamente dependentes de Deus por cada respiração e porção de alimentos, admitirmos que precisamos prestar contas a Deus por cada pensamento, palavra e ação , isto sim deveria produzir  o sentimento mais profundo de humildade, em segundo lugar deveria produzir em nós uma profunda gratidão. Tudo de bom que há em nós ou ao nosso redor, seja espiritual ou material, é dádiva de Deus , além de reconhecer que Ele tomou sobre si a prestação de contas de todos os nossos pecados e pagou de uma vez a pena por todos os nossos  atos de desobediência.    
Somos totalmente dependente Dele e totalmente responsáveis por  prestar contas a Ele. Portanto humildade e obediência é a chave da vitória.
A Bíblia nos ensina claramente a distinção entre criaturas e filhos de Deus. Para nos tornarmos filhos, precisamos receber o dom do Espírito Santo, o qual recebemos a partir do arrependimento dos pecados e o batismo nas águas: "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2.38).


Paz e Graça
Ir. Henrique
Visite: www:otempododeuseterno.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário