3 de abr. de 2020

PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR: A SERENIDADE É ...




 MESTRE, NÃO TE IMPORTA QUE PEREÇAMOS?  Marcos 4:33-41
                4.38   E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?
             
                  Os discípulos estavam vendo a morte. O mar embravecido parecia sepultar suas últimas esperanças. Depois de esgotados todos os esforços e todos os expedientes humanos, eles clamaram a Jesus: “Mestre, não te importa que pereçamos?”.
                 No lago de Genesaré flutua um barco. Os passageiros são o Senhor e Seus discípulos. Os discípulos estão na proa do barco enquanto o Senhor Jesus fica na parte de trás, repousando adormecido sobre um travesseiro. Enquanto Ele dorme começa uma violenta tempestade e o barquinho está em perigo de naufragar.
                  Talvez o maior drama dos discípulos não tenha sido a tempestade, mas o fato de Jesus estar dormindo durante a tempestade. Na hora do maior aperto dos discípulos, Jesus estava dormindo: 4.38   E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram. Às vezes, temos a sensação de que Deus está dormindo. O Salmo 121 diz que Deus não dormita nem dorme, às vezes, parece não estar atento aos dramas da nossa vida e isso gera uma grande angústia em nossa alma.
                 Qual era a percepção dos discípulos nesse momento? Como foi que eles reagiram quando a tormenta se abateu sobre eles e seu Senhor continuava dormindo?
                  É triste mas verdadeiro: o momentâneo silêncio de seu Senhor fez com que aqueles homens tivessem uma sensação de abandono, como se o Mestre os tivesse deixado sozinhos. Sua reação veemente e seu pânico são a prova: “Mestre, não te importas que pereçamos?” (Mc 4.38). A Bíblia em outra versão reflete melhor toda a sua emoção: “Mestre, nós estamos quase nos afogando e o Senhor nem se importa?”. Essas palavras mais do que evidenciam que, para eles, nessa situação seu Senhor não era um Deus salvador! Mas Jesus ficou muito triste com essa postura dos que O conheciam e seguiam, pois posteriormente ouvimos Sua pergunta: “Porque sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Mc 4.40). Outra versão bíblica diz: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?” .
                  Esse grito evidencia o medo gerado pela tempestade. A tempestade provoca medo em nós, porque ela é maior que nós. Em tempos de pandemia, perigo de morte, desastres naturais, catástrofes, terremotos, guerras, comoção social, tragédias humanas, explode do nosso peito este mesmo grito de medo e dor: Mestre, não te importa que pereçamos? Mateus registra: Senhor, salva-nos! Perecemos! (Mt 8.25). Lucas diz: “Mestre, Mestre estamos perecendo!” (Lc 8.24).
                Esse grito evidencia fé. Se os discípulos estivessem completamente sem fé, eles não teriam apelado a Jesus: eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? Eles não o teriam chamado de Mestre. Eles não teriam pedido a Ele para salvá-los. Naquela noite de trevas, de mar revolto, de ondas assombrosas que chicoteavam o barco e ameaçava engoli-los, reluz um lampejo de fé. Quantas vezes, nessas horas, também nos voltamos para Deus em forte clamor. Quantas vezes há urgência na nossa voz. Jesus Salva-nos !.
                Na hora desta pandemia que assola não só o Brasil, mas o mundo, quando os nossos recursos se esgotam e a nossa força se esvai, precisamos clamar ao Senhor. Quando as coisas fogem do nosso controle, continuam ainda sob o total controle de Jesus. Para Ele, não há causa perdida. Ele é o Deus dos impossíveis. Seremos sempre vencedores , sempre no tempo de Jesus , porque os seus propósitos são sempre bons para todos os que o temem. Amém !
Paz e Graça, Ir. Henrique
Visite www:  otempododeuseterno.blogspot.com.br


2 comentários:

  1. Texto muito atual, sábias palavras! 👏 🙏

    ResponderExcluir
  2. Recebo sempre seus comentários ...muito importante pra mim , porque sei que a Palavra de Deus nunca volta vazia...lembro de seu comentário em 2016 (Jacó e Isaú)..espero em Deus que a paz que excede todo nosso entendimento tenha alcançado toda sua família...Graça e Paz..se possível gostaria de saber seu nome e da cidade que reside..grato.ir. Henrique

    ResponderExcluir