17 de jan. de 2025




17/01/2025

DIAS DE AGITAÇÃO ...

Oséias 1:1 : “Palavra do Senhor, que foi dirigida a Oséias , filho de Beeri, nos dias de Jeroboão, filho de Joáas , rei de Israel”.

2025 começou......

Os dias em que vivemos , podemos dizer que são dias de inquietação, evidenciado nas páginas das notícias que se apresentam na nossa lida diária , e tudo isso nos enche de ansiedade quanto ao futuro , que só a Deus pertence...

O Profeta que nos serve de exemplo nessa reflexão primeira deste ano , foram também dias de inquietação, aflição, ansiedade , isto há 2500 anos atrás. Tensões nacionais e internacionais caracterizavam aquela época , tanto quanto a nossa hoje.

Durante o extenso ministério de Oséias por exemplo, este profeta viu sua nação cair das alturas da glória nacional e da prosperidade até aos abismos da ruína . Os dias deles foram típicos das épocas de todos os demais profetas.

Talvez alguém que leia esta reflexão poderá pensar que os 25 séculos que nos separam delas tornaram sua mensagem imprópria ou inadequada para nós hoje, e que acho não seja verdade, em parte porque também nós hoje compartilhamos com eles de Tempos de Agitação.

A pregação do Profeta Oséias tem como ponto de partida uma experiência pessoal muito profunda que se torna para ele um símbolo (caps. 1 e 3 ). O profeta amava de todo o coração a sua esposa, mas ela o deixou para se entregar a outros amantes. Esse amor não correspondido ultrapassou o nível de frustração do profeta, mas serviu para ser uma força maior para o seu anuncio: o profeta apresenta a relação entre o Deus sempre fiel e cheio de amor , e seu povo, que o abandonou e preferiu correr ao encontro dos ídolos .

Segundo o profeta tais prostituições não consistia somente em adorar imagens  de ídolos, mas também, em fazer alianças políticas com estrangeiros que provocaram dependência , exploração econômica e opressão , e todo tipo de injustiças . Há, porém uma razão ainda mais clara para nós crentes em Jesus.

O problema do homem não varia nunca , o mesmo pecado e iniquidade que os profetas denunciaram era a causa dos problemas de Israel , assim como igual é a origem dos nossos hoje em dia. Reflita você leitor , nesta breve reflexão , e diga se não é real.

O mesmo arrependimento que os profetas pregaram é o arrependimento de que precisamos hoje. A mesma esperança de Salvação que os profetas proclamavam também é a nossa esperança hoje.

Portanto , prezado irmão e amigo leitor, leia, medite nesta mensagem que posto com carinho neste início de mês ,e que o Espirito Santo ilumine sua mente e coração , contextualizando-a para que obtenha a Paz de Cristo que tanto desejamos, e que toda a sorte de bençãos espirituais sejam derramadas em sua vida neste ano de 2025. Ao meditar no livro do Profeta Oséias , somos incentivados a abandonar nossa infidelidade , e então buscar por um relacionamento autêntico e transformador com nosso Senhor e Salvador Jesus.

Que Deus te abençoe e te guarde. No amor de Cristo Jesus .

Visite www: otempododeuseterno.blogspot.com.br  

Ir. Henrique