2 de abr. de 2025

 

02/04/2025


Salmo 112:7

“Não temerá más notícias ; seu coração está firme, confiante no Senhor”

Nos dias atuais temos acesso a informação pela TV, internet e rádio, jornais e revistas. Justamente a facilidade de acesso, ao invés de nos ajudar e informar, acaba muitas vezes nos oprimindo, nos desanimando.

Todos os dias são notícias ruins, roubos, catástrofes , corrupção, assassinatos e rumores de incertezas. Infelizmente com toda informação que podemos acessar , isso é o que o mundo pode nos oferecer.

O valores do mundo, atuam para distanciar nossos corações da Palavra de Deus: “O apóstolo Paulo já disse não coloque o seu pé nessa “forma”, não entre nesse esquema, não deixe que este mundo formate a sua cabeça. Este mundo não tem verdades absolutas. Tudo é relativo, é convencional, explicou. Porque bem sabemos que este mundo jaz no maligno ..(1 Jo 5:19).

Quando você liga a TV, você fica chocado (a) com a forma como eles fazem apologia do erro, do pecado, do vício. Parece que quanto mais degradante a situação, mas as pessoas aplaudem . Não é só questão de tolerância pelo erro, mas a “inversão de valores”, por isso fica aqui a lição para nós...”renovemos nossas mentes com a Palavra de Deus, Rm12:2.

Viver sob o comando dessas notícias do mundo pode nos afastar ainda mais de Deus e voltar os nossos olhos para o chão, ao invés de olhar para o alto para  o autor e consumador da nossa fé..(Hb 12:2). Para nos mantermos firmes e confiantes no Senhor só há um “canal de notícias” capaz de nos animar e nos impulsionar em vitória : a Palavra de Deus ! Através da Bíblia, moldamos um coração firme e confiante no poder de Deus.

Com o coração cheio do Espírito, as notícias ruins não nos abalam. O próprio Filho de Deus nos disse em sua Palavra que haveria aflição e tribulações nesta vida. Não devemos desanimar , pois Ele venceu o mundo e nos proporcionou a melhor notícia : Estamos salvos e livres através do Seu nome !

Diante das promessas do Senhor não tema as más notícias, continue fiel a Cristo , buscando-o . Ele te guiará em meio aos vales em segurança e te conduzirá em vitória. O melhor canal de notícias !  Leia a Bíblica...nela há o alimento eficaz para edificar a sua alma e fazer você transbordar. Não tema as notícias do mundo. Leia o que a Bíblia diz sobre este mundo e sobre aquele que venceu o mundo. Ao invés de consumir notícias ruins o tempo todo que não irão te edificar, procure reservar um tempo do seu dia para ler as Boas Novas do Senhor.

Oremos: Em meio a tantas notícias que querem nos abalar e nos afastar do Senhor, ouçamos a tua voz. Tu és a minha esperança e de Ti só tenho boas notícias. Que eu possa, que nós possamos, cada vez mais estar conectado com as coisas do alto e informado com a Tua Palavra.

Que Deus te abençoe e te guarde. No amor de Cristo Jesus .

Visite www: otempododeuseterno.blogspot.com.br  

Ir. Henrique

 

8 de fev. de 2025

 






08/02/25

Os Filhos de Oséias.

Oséias 1:3-9                                 


“Disse-lhe o Senhor : Põe-lhe o nome de Jezreel ....põe-lhe o nome Desfavorecida ...põe-lhe o nome de Não-meu –povo ...”

 

É com extremo cuidado e zelo que os pais escolhem nomes para os seus filhos, pelo menos a grande maioria. Muitas das vezes gastam meses antes de se tornar uma decisão consensual sobre isso.

Querem dar-lhes nomes bons, agradáveis , por que terão de viver com esses nomes pela vida inteira.

Oséias e Gômer tiveram dois filhos e uma filha , mas não tiveram que decidir quais nomes deveriam escolher para dar-lhes. Deus é quem decidiu por eles. Ordenou que lhes chamassem Jezreel, Lo-Ruama e Lo-Ami. É obvio que não eram nomes agradáveis , pelo contrário, eram nomes ao menos impróprios ou sombrios. Jezreel significa “o juízo vem”, Lo-ruama, “Desfavorecida”, Lo-Ami, “Não-meu povo”.

Aparentemente , o casamento desastroso de Oséias ia ser utilizado por  como uma ilustração concreta da relação de Deus com seu povo infiel – Israel. Oséias reflete algo da fidelidade e amor de Deus, mas está casado com uma mulher que é reflexo da infidelidade de Israel. Zomba, não  leva a sério o amor do seu marido, despreza o coração fiel de seu esposo, abandona-o e corre atrás de outros.

E Oséias, com incrível amor, com paciência vai após ela, esforçando-se por conquistá-la outra vez para si.

Por meio de tais nomes, Deus quis advertir o Seu povo. Certamente ele é um esposo amoroso, infinitamente cheio de paciência, contudo, quanto mais um esposo ama, tanto mais zeloso é. O amor pode converter-se em ira ardente. Há uma continuidade temível da ira de Deus na advertência que Ele faz conhecer mediante os nomes que ordenou que colocasse.

Primeiro, adverte: Jezreel, isto é, “o juízo vem”, por causa de tua infidelidade. A segunda advertência é Lo-Ruama que quer dizer, chega o tempo em que não mais terei misericórdia. Mas a separação final encontra-se no nome Lo-Ami, isto é, “vós não sois mais meu povo, nem eu o vosso Deus” (vers. 9) . Israel havia sido infiel;  Deus tem boas razões para tratar do divórcio.

Todavia o divórcio não é a única solução para o casamento em apuros. Pode também haver reconciliação. E as reconciliações geralmente se efetuam com o auxílio de um mediador, um conselheiro. “Há um mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo”. Ele veio para reconciliar-nos com Deus !

Oração de agradecimento – Senhor, Damos-te graças também porque nos trazes à lembrança estas coisas por meio desses nomes terríveis e nos fazes ver quão doce é o nome de Jesus...Deus seja louvado.

Que Deus te abençoe e te guarde. No amor de Cristo Jesus .

Visite www: otempododeuseterno.blogspot.com.br  

Ir. Henrique

 

17 de jan. de 2025




17/01/2025

DIAS DE AGITAÇÃO ...

Oséias 1:1 : “Palavra do Senhor, que foi dirigida a Oséias , filho de Beeri, nos dias de Jeroboão, filho de Joáas , rei de Israel”.

2025 começou......

Os dias em que vivemos , podemos dizer que são dias de inquietação, evidenciado nas páginas das notícias que se apresentam na nossa lida diária , e tudo isso nos enche de ansiedade quanto ao futuro , que só a Deus pertence...

O Profeta que nos serve de exemplo nessa reflexão primeira deste ano , foram também dias de inquietação, aflição, ansiedade , isto há 2500 anos atrás. Tensões nacionais e internacionais caracterizavam aquela época , tanto quanto a nossa hoje.

Durante o extenso ministério de Oséias por exemplo, este profeta viu sua nação cair das alturas da glória nacional e da prosperidade até aos abismos da ruína . Os dias deles foram típicos das épocas de todos os demais profetas.

Talvez alguém que leia esta reflexão poderá pensar que os 25 séculos que nos separam delas tornaram sua mensagem imprópria ou inadequada para nós hoje, e que acho não seja verdade, em parte porque também nós hoje compartilhamos com eles de Tempos de Agitação.

A pregação do Profeta Oséias tem como ponto de partida uma experiência pessoal muito profunda que se torna para ele um símbolo (caps. 1 e 3 ). O profeta amava de todo o coração a sua esposa, mas ela o deixou para se entregar a outros amantes. Esse amor não correspondido ultrapassou o nível de frustração do profeta, mas serviu para ser uma força maior para o seu anuncio: o profeta apresenta a relação entre o Deus sempre fiel e cheio de amor , e seu povo, que o abandonou e preferiu correr ao encontro dos ídolos .

Segundo o profeta tais prostituições não consistia somente em adorar imagens  de ídolos, mas também, em fazer alianças políticas com estrangeiros que provocaram dependência , exploração econômica e opressão , e todo tipo de injustiças . Há, porém uma razão ainda mais clara para nós crentes em Jesus.

O problema do homem não varia nunca , o mesmo pecado e iniquidade que os profetas denunciaram era a causa dos problemas de Israel , assim como igual é a origem dos nossos hoje em dia. Reflita você leitor , nesta breve reflexão , e diga se não é real.

O mesmo arrependimento que os profetas pregaram é o arrependimento de que precisamos hoje. A mesma esperança de Salvação que os profetas proclamavam também é a nossa esperança hoje.

Portanto , prezado irmão e amigo leitor, leia, medite nesta mensagem que posto com carinho neste início de mês ,e que o Espirito Santo ilumine sua mente e coração , contextualizando-a para que obtenha a Paz de Cristo que tanto desejamos, e que toda a sorte de bençãos espirituais sejam derramadas em sua vida neste ano de 2025. Ao meditar no livro do Profeta Oséias , somos incentivados a abandonar nossa infidelidade , e então buscar por um relacionamento autêntico e transformador com nosso Senhor e Salvador Jesus.

Que Deus te abençoe e te guarde. No amor de Cristo Jesus .

Visite www: otempododeuseterno.blogspot.com.br  

Ir. Henrique